segunda-feira, 29 de novembro de 2004

Carlos César Monteiro enviou-nos esta carta por email!!!

Esta é uma carta de um vimaranense, que nos escreveu para o nosso email.
Parece-nos que tem algum conhecimento de causa e como tal é digna de ser publicada.
Obrigado pela força meu caro Carlos Monteiro.
Nós continuaremos o nosso caminho.

"Ex.ma Associação de Comissões de Festas Nicolinas,

O meu nome é Carlos César Monteiro, tenho 35 anos, sou engenheiro, vivo actualmente no Porto, por motivos profissionais.
Sou um vimaranense de gema, estudei toda a minha vida em Guimarães, incluindo o Ensino Superior.
Como tal, sou um velho Nicolino de pleno direito e adoro as Nicolinas, embora, para minha tristeza, nunca tenho sido convidado para fazer parte da Comissão, porque não havia na altura eleições no Jardim do Carmo (como sei que foi recuperado agora).
Dia 29 é dia sagrado para mim e assim sendo, mais uma vez, lá estarei no cortejo do Pinheiro, quem sabe ao vosso lado.
Ora, como levei toda a minha vida em Guimarães e sendo as Nicolinas um forma de divulgação da cidade, preocupa-me bastante tudo o que rodeia as Festas.
Assisti à estreia do filme Nicolinas feita no Auditório da UM e aí fiquei a conhecer a vossa Associação e nunca mais deixei de tentar saber mais sobre vocês, aliás, como tenho feito em relação às outras instituições Nicolinas.
E tenho reparado, e tido conhecimento, que a vossa Associação tem sido desprezada e achincalhada por todos os que mais deviam reconhecer o vosso trabalho e empenho, tentando-vos pisar e nunca reconhecendo a vossa dedicação às Festas Nicolinas.
Sei quem são alguns dos sócios que integram a vossa associação e digo-vos desde já que sei como entraram para a Comissão de Festas no seu tempo e o orgulho, dedicação e alegria que demonstravam quando usavam o traje (traje esse que nunca tive o prazer de usar).
Eram mais novos do que eu, mas mostravam que lá estava porque gostavam e porque sabiam o que aquilo era. E ainda hoje mostram pois têm se unido em torno das festas como a minha geração (e que eu saiba as anteriores) não fazia pois passavam no Liceu e não queriam saber mais disto.
O ano passado, quando vos vi a chegar ao cortejo do Pinheiro, vindos do lado da cadeia todos com a capa, o que achei extraordinário e fantástico, a tocar o toque dos velhos e afinadinhos como um relógio, uma amiga disse-me que eram vocês, os da Associação das Comissões. E fiquei deveras impressionado. Impressionado com a vossa organização, com a vossa união e acima de tudo pela felicidade que traziam no rosto pelo facto de mais uma vez integrarem o cortejo de forma a levar o Pinheiro ao seu local.
Mais, reparei que alguns velhos nicolinos (homens com 50 ou mais anos) que se encontravam à espera de entrar no cortejo do Pinheiro, ficaram felizes por vos ver, por verem que os jovens neste dia também querem ter um pinheiro como nos velhos tempos, com um toque certinho. E cheguei mesmo a ouvir alguns elogios a vós e a forma como encaravam este dia.
Vi, também, muitos de vocês a abraçarem-se, como que a dizer que o dia e a hora havia chegado. Que era dia do pinheiro e que vocês mais uma vez estavam presentes. Quanto ao uso da Capa, nem tenho palavras. Estavam excelentes.
Mas o motivo deste email, para além de vos dar os parabéns é dar-vos força. Porque tenho assistido e sabido algumas coisas que me incomodam imenso.
Sei o quanto vocês são odiados pelas outras associações nicolinas. Nota-se o quanto vos querem por de fora. Mas sinceramente nem percebo muito bem porquê, nunca vi nas nicolinas as pessoas a darem-se mal, sempre se deu tudo bem. Não consigo perceber muito bem. Mas é um facto que isso se nota, e muito. Guimarães é uma cidade pequena e tudo se sabe. Li recentemente uma entrevista do Presidente da Comissão deste ano a um jornal de Guimarães (leio-os todas as semanas aos três, por isso não sou capaz de identificar o jornal) em que o Presidente vos fazia algumas acusações.
Parece-me, pelo que vejo e sei, que protagonismo é coisa que vocês não querem, ao contrário de outros. Vejo-vos a trabalhar pelas festas e não por causa do reconhecimento. Sei o quanto custa dar o nosso tempo por uma causa e ainda por cima levar porrada. E por isso escrevo este email para vos dar força e pedir que continuem. Que não se deixem quebrar, pois vocês são o futuro das Nicolinas.
Só peço que não desistam e que continuem. Porque de quem as Nicolinas precisam é de vocês e não dos outros, que muitas palavras têm, muitos jornais querem, mas trabalhar em prol das festas nada. Quem quer louros, que vá para outras paragens que as Nicolinas não são para isso.
Até no filme eles aparecem com pompa e circunstância como se fossem os sabidolas. Outros não aparecem mas tentam hoje em dia o protagonismo a toda a força.
O filme que tanto vos deve ter custado e que mais do que qualquer outra coisa, leva o nome de Guimarães e das Nicolinas por esse mundo fora. Esse sim, um verdadeiro monumento à divulgação das Festas Nicolinas.
Obrigado por existirem e se precisarem de alguma coisa, a mais pequena que seja, contactem-me para o meu email (este do qual vos envio esta carta).
Obrigado e continuem.

Carlos César Monteiro
"

1 comentário:

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado