quinta-feira, 25 de novembro de 2004

ACFN dá palestra sobre as Festas Nicolinas na Escola Primária n.º 2 de Guimarães

A ACFN realizou ontem uma palestra sobre as Festas Nicolinas na Escola Primária n.º 2 de Guimarães, anuindo, assim, ao convite que lhe havia sido endereçado pela mesma.
Nesta palestra, a ACFN (Dr. Rui Melo, Pedro Coelho Lima, Eng. Pedro Carvalho, Frederico) foi acompanhada pela Comissão de Festas Nicolinas, que após convite da ACFN aceitou juntar-se a esta importante iniciativa.
A introdução ficou a cargo do Dr. Rui Melo, que começou por elucidar a origem das Festas Nicolinas de uma forma explícita e com vocabulário bastante adequado ao público em questão.
Efectou, ainda, a explicação dos vários números nicolinos e abriu-se um espaço dedicado a questões por parte dos miúdos.
Para finalizar, os velhos nicolinos presentes e membros da ACFN pegaram nas suas caixas e bombos e executaram o toque do Pinheiro e do Pregão, tendo, depois, os miúdos estudantes daquela Escola tomado conta dos instrumentos, mostrando desde já uma habilidade fantástica para os toques nicolinos.
Tratou-se de uma iniciativa plena de sucesso, para o qual a ACFN estará sempre disponível.
A ACFN, demonstra e prova, mais uma vez, que a divulgação da tradição, o engrandecimento e melhoria das Festas Nicolinas é o propósito que a une e move, apesar das várias tentativas que têm sido feitas para a fragilizar.
Aquilo que não nos mata, só nos torna mais fortes.

Sem comentários: