sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia Nicolino - Escola de Sezim

 Realizou-se hoje, dia 19, pela primeira vez, o Dia Nicolino no Instituto de Sezim. Numa iniciativa promovida pela ACFN, teve como intervenientes, Rui Teixeira e Melo, Domingos Garcia e Francisco Viamonte, assim como a Comissão de Festas Nicolinas 2010.
Numa iniciativa, que foi um sucesso, pois teve sala cheia, os estudantes participaram activamente nesta palestra, tendo os intervenientes, explicado sucintamente e de uma forma bastante divertida, a origem das Nicolinas, a sua evolução, e o significado de cada número Nicolino.

3 comentários:

João disse...

Parabéns pela iniciativa!Como curiosidade fica aqui lembrado que a primeira vez(registado!)que se realizou este tipo de evento( “Dia Nicolino nas Escolas”) foi pela Comissão de Festas Nicolinas 2000 em que eram o Secretário-Francisco Coelho Lima e o Sub-chefe de Bombos-André Malheiro (são os que reconheço na foto...)http://www.nicolinas.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=60:comissao2000&catid=35:comissoescat&Itemid=59
Que me desculpem os outros...
João Neves

Marta disse...

João, lamento ter que te corrigir mas a primeira vez que os Velhos Nicolinos realizaram este tipo de sessão, ainda que de forma "não registada" como dizes, foi com a Comissão de Festas de 1990, no Liceu de Guimarães (Esc. Sec. Martins Sarmento). Além dos esclarecimentos sobre o passado histórico das Festas Nicolinas e o significado de cada número, houve também uma demonstração de toques. Lembro-me que cativou especial atenção o toque de novenas. Nesse ano a sessão realizou-se na Sala de Desenho (no corredor do res do chão) que ficou sobrelotada. Mérito a todos os que têm mantido essa aproximação às escolas para formação dos mais novos. Marta Nuno

João Neves disse...

Marta , obrigado pela correcção e pelo contributo. O primeiro registo refere-se a 2000 agora passa para 1990. Existe a possibilidade de se terem até realizado antes , mas só com os relatosde quem os presenciou (como o teu) é que poderíamos saber.
Como curiosidade, retirado do registo histórico da AAELG\Velhos Nicolinos:
Na Comissão de 1990 fazia parte o Rui Barreira , na foto oficial estão os 10 elementos normais da Comissão http://www.nicolinas.pt/images/stories/imgs/comissoes/1990.jpg mas na realidade apenas foram eleitos 4.
Foi Eleita no Jardim do Carmo pelas 10.30 horas do dia 28 de Outubro
Assembleia Presidida por-Jorge Nuno de Castro Folhadela Marques (Presidente de 1989 de que o Rui Barreira e o Belmiro Santos também faziam parte)
Presidente-Não foi eleito
Vice-presidente-Belmiro Filipe Pinto dos Santos
Tesoureiro-Rui Miguel de Meira Barreira
Secretário-Não foi eleito
Primeiro-vogal da Academia-José Afonso Ferreira Salgado Leitão Freitas
Segundo-vogal da Academia-Não foi eleito
Primeiro-vogal de Festas-Não foi eleito
Segundo-vogal de Festas-Não foi eleito
Chefe de Bombos-Jorge Mascarenhas
Sub-chefe de Bombos-Não foi eleito
OBS.Foi deliberado incluir na Comissão 1 aluno da Escola Francisco de Holanda como Primeiro-Vogal da Academia.
Foi feito homenagem a Velho Nicolino
Não assinou a acta:Jorge Mascarenhas
Alguém ajuda deslindar este “mistério”?